CodeBlogLogo CodeBlog

Android: Aplicativo diminui em 50% o uso de dados da Netflix e do YouTube

Android: Aplicativo diminui em 50% o uso de dados da Netflix e do YouTube

23636
Allain Estevam

Você talvez conheça o Opera Max. O aplicativo para Android, disponível no Google Play neste link, criado pela mesma empresa que desenvolve o navegador Opera, promete controlar e reduzir o consumo de dados dos usuários da plataforma do Google. Agora, o app promete solucionar também o problema de quem faz streaming de vídeos em serviços criptografados com HTTPS, como é o caso da Netflix e do YouTube. 


Segundo os desenvolvedores, agora o serviço é capaz de comprimir os vídeos em  até 50% antes de enviá-lo para o dispositivo do usuário, reduzindo não apenas o uso de dados e Wi-Fi, mas também o buffer na reprodução de vídeos. 


O serviço também funciona para navegação comum, reduzindo o uso de dados em outras situações além do consumo de vídeo online. O app ainda permite bloquear o uso de dados da rede móvel de outros aplicativos, o que também ajuda a gerenciar o seu consumo e talvez até economizar um pouco de bateria. 


O app funciona como uma VPN, que faz uma espécie de “túnel” com os servidores da empresa por meio da sua conexão com a internet. Por meio desta ligação, o seu tráfego é processado e comprimido nestes servidores e repassado ao seu telefone, permitindo a redução. Os mais conscientes em relação à sua privacidade online também podem ficar um pouco ressabiados com essa conexão. 


A Opera tem servidores instalados em São Paulo para atender toda a América Latina, então a latência da conexão também não chega a ser um problema sério.


Fonte: Olhar Digital

COMENTÁRIOS

Posts Relacionados!